CIRURGIA VARIZES LASER

5 março, 2024

A cirurgia de varizes a laser da veia safena magna é o procedimento mais recomendado hoje em dia.

O procedimento consiste em introduzir uma microfibra ótica da espessura de um fio de nylon na veia doente. Em seguida, dispara-se o laser, por meio dela, dentro do vaso DOENTE, fechndo-o totalmente.

Nessa cirurgia utilizamos um ultrassom doppler intraoperatório

Anestesia sedação e local

Recuperação rápida

Retorno ao trabalho breve

Consulte para você realizar seu procedimento nos hospitais com o maior conforto e segurança.


#varizes

#endolaser

#cirurgiaqdevarizes

#veiasafena

#safena

#minimamenteinvasivo




 

FENOMENO DE RAYNAUD

5 março, 2024

PALIDEZ, CIANOSE E VERMELHIDÃO

ALTERAÇÕES QUE OCORREM NO MEMBRO SUPERIOR OU INFERIOR E QUE PODEM OCORRER EM DOENÇAS VASCULARES

SE VOCÊ APRESENTAR ESSES SINAIS DE ALERTA PROCURE O CIRURGIÃO VASCULAR !!!!

 

VARIZES NA GESTAÇÃO

22 maio, 2023


Você sabia que uma em cada três gestantes sofre com varizes? Pois é, o número é alto e por isso é importante entender como elas surgem, o que fazer para prevenir, como melhorar a aparência, amenizar a dor, evitar trombose e para passar por esse período com a maior tranquilidade possível. 

Na gestação as varizes estão  presentes porque, durante a gravidez, o corpo da mãe produz hemáceas para ela e o bebê. Esse volume sanguineo extra aumenta o peso da coluna sanguínea – principalmente os da perna, que precisam trabalhar contra a gravidade para levar todo o sangue extra de volta para o coração. Acrescentado a isso temos à pressão que o útero em crescimento que coloca sobre os vasos pélvicos e ao aumento nos níveis de progesterona, que provocam um relaxamento na parede dos vasos. Em outras palavras, a gravidez e todas as mudanças que ela provoca no corpo feminino, inclusive o ganho de peso, podem ser consideradas para o aparecimento de vasos, inclusive em pacientes que não sofreram com o problema antes. 

Uma notícia boa é que quem não tinha varizes antes pode ter essas varizes desaparecidas após o periodo puerperal, já quem as tinha antes isto não acontece. 

Um outro ponto importante é o alta probabilidade de ter trombose na gestação devido ao aumento da viscosidade sanguinea e da compressão uterina. Isso chga a ocorrer no terceiro trimestre em 64% das gestações e  pode estar associada a trombofilias. Também pode ocorrem no primeiro mês do puerpério numa incidência maior. É um problema preocupante para a mãe, porém é acompanhada com Vasculares que já realizam estes acompanhmentos e usam medicações durante toda a gestação para evitar complicações maiores.

O aumento do uso da FIVI - Fertiliação in vitro devido a necessidade de altas cargas hormonais aumentou nessa população de gestantes a incidência de trombose venosa profunda. Mas é o tratamento é o mesmo e em geral seguro e eficaz, e individualizado.

Eu acompanho a anos gestantes com trombose e temos muitos bons resultados com a anticoagulação individuliza. 

Quais outras causas podem gerar varizes?

Além da própria gestação, outros fatores como:

° Obesidade;

° Histórico familiar;

Esses acima contribuem para a formação de varizes, que são mais comuns no segundo e, principalmente, no terceiro trimestre. Isso porque é quando a mulher ganha a maior parte do peso da gravidez.

Qual o tratamento indicado?

Não se deve fazer tratamento específico em grávidas, escleroterapia e intervenções cirúrgicas são altamente contra indicadas, inclusive durante a amamentação, sendo recomendado após 3 meses quando as modificações gravidicas já retornarm ao normal. 

* Recomenda-se nesse período o uso de meias elásticas  e apartir do segundo semestre se necessário flebotônicos somente sob orientação médica.

* Faça caminhadas diárias por, ao menos, meia hora. Hidroginástica, bicicleta, pilates e alongamento também são indicados, pois promovem a melhor do retorno venoso

* Não fique muito tempo em pé: faça pausa para repouso;

* Coloque os pés para cima à noite: vale usar um travesseiro debaixo do tornozelo ou elevar os pés da cama;

* Use meias elásticas: elas ajudam no retorno venoso 

* Evite o sobrepeso

* Beba água: de dois a três litros por dia.

 Após o parto existe uma melhora das varizes?

Sim. O problema tende a melhorar depois do parto, pois com o nascimento do bebê, desaparece a compressão da veia cava inferior, diminuindo assim a pressão venosa nas pernas. A partir de três meses após a mulher dar à luz, ela percebe que algumas podem desaparer. 

Conte com um profissional especializado

Agende sua consulta para receber as orientções, indicações da meia adequada e medicações quando indicada e acompanhemento de pré natal de alto risco em caso de trombose venosa profunda. 

 

#VARIZES

#GESTAÇÃOEVARIZES

#CIRURGIADEVARIZES

 

DOPPLER DE CARÓTIDAS

22 maio, 2023
O exame das carótidas é não invasivo e utiliza o ultrasson colorido para visualização dos vasos cervicais. (artérias responsáveis por levar o sangue ao cérebro) .
Avalia: presença de placas de aterosclerose (gordura), estreitamentos destes vasos, espessamento da parede das artérias (espessamento médio intimal).  

É geralmente indicado para: pacientes de alto risco cardiovascular (presença de vários fatores de risco como * hipertensão, * diabetes,* tabagismo, * colesterol alto), para os pacientes que já apresentaram * infarto do miocárdio ou * acidente vascular cerebral, para investigar sintomas como tonturas, alterações visuais súbitas, fraqueza não explicada de um lado do corpo.

Utilizado para  prevenção de acidente vascular cerebral (derrame cerebral), pois a identificação de alterações nestes vasos permite o seu médico ajustar medicamentos ou indicar outro procedimento para evitar o derrame.

Atualmente os aparelhos mais modernos apresentam  grande acurácia,  reprodutibilidade e precisão nas medidas da placas estenóticas e suboclusões carotídeas e as classificações para medir essas  placas vem se tornando mais detalhadas  que ajuda a determinar com mais precisão o tratamento nos casos sintomáticos e assintomáticos. Além  de diagnosticar também outras patologias importantissimas que causam AVC recorrentes.

Agende sua consulta para relizar um doppler de carótidas com melhor precisão  !!!!

@dracristianemaran

#dopplerdecarótidas

#CAROTIDAS

#AVC

#PREVENCAOAVC

#avc

 

CISP

22 maio, 2023

ATUALIZANDO NO CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA REGIONAL SÃO PAULO DE CIRURGIA VASCULAR 


 

ESPUMA EM SAFENA PORQUE FAZER?

22 maio, 2023

Quando se fala em varizes e cirurgia sempre surgem várias dúvidas.

O que escolher : cirurgia ou escleroterapia de espuma ?
Qual tem a rescuperação mais rápida?
Quais os riscos?
Quais as complicações dos procedimentos?
A escleroterapia de espuma mancha a perna?
As varizes vão voltar?
O tratamento vai ser definitivo?
Devo fazer alguma dieta, repouso, ou ter afastamento temporário?
Quais os custos dos tratamentos, escleroterapia de espuma é mais barata que cirurgia?
Tenho que usar meia elástica após o tratamento?
Minha ferIda na perna vai fechar com o tratamento ?
Existem tratamentos adjuvantes ao processo?

Estas dúvidas e muitas outras que possam surgir numa consulta podem ser bem esclarecidas e ajudar a escolher o melhor método para cada caso.

AGENDA A SUA CONSULTA E O SEU PROCEDIMENTO !!!!

@dracristianemaran

#espuma

#escleroterapia

#estética

#CIRURGIADEVARIZES

#ENDOLASER



 

VARIZES CLASSIFICAÇÃO DE GRAVIDADE - CEAP - DOENÇAS VENOSAS CRÔNICAS

17 maio, 2023

O que é a classificação CEAP? 

A fim de padronizar o relato e o tratamento das diversas manifestações das doenças venosas crônicas, um sistema de classificação abrangente (CEAP) foi desenvolvido para permitir o diagnóstico e a comparação uniformes das populações de pacientes. Criado por um comitê ad hoc internacional do American Venous Forum (Fórum Americano Venoso em português) em 1994, foi adotado em todo o mundo e agora é um padrão aceito para classificar as doenças venosas crônicas.

Os fundamentos da classificação CEAP incluem uma descrição da classe clínica (C) baseada em sinais objetivos, etiologia (E), distribuição anatômica (A) do refluxo e obstrução nas veias superficiais, profundas e perfurantes e a fisiopatologia subjacente (P), seja devido ao refluxo ou à obstrução.

CEAP: sete classes clínicas de doenças venosas crônicas 

De acordo com a classificação CEAP, as doenças venosas crônicas podem ser divididas em sete classes clínicas,

de C0 a C6, com sinais específicos: 

C0: nenhum sinal visível ou palpável de doença venosa 

C1: telangiectasia (microvarizes) ou veias reticulares 

C2: veias varicosas 

C3: edema 

C4: alterações na pele (pigmentação, eczema, endurecimento) 

C5: úlcera venosa cicatrizada 

C6: úlcera venosa ativa  

#VARIZES

#ESTETICA

#CIRURGIADEVARIZES

#ESCLEROTERAPIADEESPUMA

 

TRATAMENTO DE VARIZES

17 maio, 2023