VARIZES NA GESTAÇÃO
Você sabia que uma em cada três gestantes sofre com varizes? Pois é, o número é alto e por isso é importante entender como elas surgem, o que fazer para prevenir, como melhorar a aparência, amenizar a dor, evitar trombose e para passar por esse período com a maior tranquilidade possível.
Na gestação as varizes estão presentes porque, durante a gravidez, o corpo da mãe produz hemáceas para ela e o bebê. Esse volume sanguineo extra aumenta o peso da coluna sanguínea – principalmente os da perna, que precisam trabalhar contra a gravidade para levar todo o sangue extra de volta para o coração. Acrescentado a isso temos à pressão que o útero em crescimento que coloca sobre os vasos pélvicos e ao aumento nos níveis de progesterona, que provocam um relaxamento na parede dos vasos. Em outras palavras, a gravidez e todas as mudanças que ela provoca no corpo feminino, inclusive o ganho de peso, podem ser consideradas para o aparecimento de vasos, inclusive em pacientes que não sofreram com o problema antes.
Uma notícia boa é que quem não tinha varizes antes pode ter essas varizes desaparecidas após o periodo puerperal, já quem as tinha antes isto não acontece.
Um outro ponto importante é o alta probabilidade de ter trombose na gestação devido ao aumento da viscosidade sanguinea e da compressão uterina. Isso chga a ocorrer no terceiro trimestre em 64% das gestações e pode estar associada a trombofilias. Também pode ocorrem no primeiro mês do puerpério numa incidência maior. É um problema preocupante para a mãe, porém é acompanhada com Vasculares que já realizam estes acompanhmentos e usam medicações durante toda a gestação para evitar complicações maiores.
O aumento do uso da FIVI - Fertiliação in vitro devido a necessidade de altas cargas hormonais aumentou nessa população de gestantes a incidência de trombose venosa profunda. Mas é o tratamento é o mesmo e em geral seguro e eficaz, e individualizado.
Eu acompanho a anos gestantes com trombose e temos muitos bons resultados com a anticoagulação individuliza.
Quais outras causas podem gerar varizes?
Além da própria gestação, outros fatores como:
° Obesidade;
° Histórico familiar;
Esses acima contribuem para a formação de varizes, que são mais comuns no segundo e, principalmente, no terceiro trimestre. Isso porque é quando a mulher ganha a maior parte do peso da gravidez.
Qual o tratamento indicado?
Não se deve fazer tratamento específico em grávidas, escleroterapia e intervenções cirúrgicas são altamente contra indicadas, inclusive durante a amamentação, sendo recomendado após 3 meses quando as modificações gravidicas já retornarm ao normal.
* Recomenda-se nesse período o uso de meias elásticas e apartir do segundo semestre se necessário flebotônicos somente sob orientação médica.
* Faça caminhadas diárias por, ao menos, meia hora. Hidroginástica, bicicleta, pilates e alongamento também são indicados, pois promovem a melhor do retorno venoso
* Não fique muito tempo em pé: faça pausa para repouso;
* Coloque os pés para cima à noite: vale usar um travesseiro debaixo do tornozelo ou elevar os pés da cama;
* Use meias elásticas: elas ajudam no retorno venoso
* Evite o sobrepeso
* Beba água: de dois a três litros por dia.
Após o parto existe uma melhora das varizes?
Sim. O problema tende a melhorar depois do parto, pois com o nascimento do bebê, desaparece a compressão da veia cava inferior, diminuindo assim a pressão venosa nas pernas. A partir de três meses após a mulher dar à luz, ela percebe que algumas podem desaparer.
Conte com um profissional especializado
Agende sua consulta para receber as orientções, indicações da meia adequada e medicações quando indicada e acompanhemento de pré natal de alto risco em caso de trombose venosa profunda.
#VARIZES
#GESTAÇÃOEVARIZES
#CIRURGIADEVARIZES